Meu Quadro de Comportamento e Responsabilidades
Oficina da Linguagem
Model: OL: por menos tela e mais papel
Product ID: 256
Product SKU: 256
New
In stock
/>
Meu Quadro de Comportamento e Responsabilidades
Estoque: 10 Marca: Oficina da LinguagemModelo:OL: por menos tela e mais papelDisponibilidade: Disponível em 7 dias úteis Referência: 801
Meu Quadro de Comportamento e Responsabilidade
01 quadro magnético 21 plaquetas 60 botões coloridos
Apresentação: Este material tem por objetivo ajudar os pais e/ou profissionais a desenvolver na criança ou adolescente, disciplina e habilidades sociais, através de uma prática educativa comportamental.
Composição: Composto por 01 quadro magnético (para pendurar), 21 plaquetas magnéticas com figuras que solicitam tarefas e/ou comportamentos desejáveis e 60 botões magnéticos com imagem de carinhas alegres. As mesmas estão dispostas em 6 cores diferentes e apresentam na parte superior, a escrita de um conceito qualitativo, que gradua do “super” ao “precisa melhorar” (10 carinhas para cada cor).
· botão verde limão = super
· botão verde escuro = excelente
· botão laranja = muito bom
· botão amarelo = bom
· botão vermelho = insuficiente
· botão Pink = precisa melhorar
Como usar?
1- Converse com seu filho o que é uma responsabilidade e comportamento desejável. Converse sobre a importância disso e como as condutas indesejáveis interferem negativamente no meio social, familiar e/ou escolar. Converse sobre as responsabilidades e comportamentos que você espera dele.
2- Coloque na parte inferior do quadro, (parte lisa) as plaquetas de tarefas ou comportamentos que deseja que seu filho se ajuste e peça-lhe que selecione 2 ou 3 (de inicio) colocando-as na coluna vertical lado esquerdo do quadro, parte de cima. Explique-lhe sobre o que significa o conceito de cada carinha. Para crianças que não sabem ler, use as cores como referência, ou seja, o que significa cada cor.
3- Explique ao seu filho que as plaquetas escolhidas serão as metas da semana e que este receberá uma “recompensa ou punição” caso as mesmas não sejam cumpridas.
4- Diariamente, (escolher um momento no decorrer do dia, preferencialmente sempre no mesmo horário) o pai e /ou responsável, irá escolher o botão da carinha que mais se adequou ao comportamento observado no dia e juntamente com o filho colocará no lugar na coluna horizontal, observando o dia da semana. No final da semana ambos vão verificar se a meta ou metas foram atingidas.
Obs¹: poderá ser combinado quantas carinhas positivas serão consideradas para meta cumprida.
Obs²: estabelecer a recompensa e/ou recompensa adicional de acordo com quantidade de botões positivos em uma semana ou mês.
Obs³. Estabelecer a punição para o os botões negativos da semana.
Exemplo de recompensas, para comportamento positivo:
1. ir passear no shopping no final de semana;
2. ir ao clube ou outro lugar agradável no final de semana; (parques, cinemas, teatro, pescaria, outros)
3. Ir com o pai e/ou responsável ao campo de futebol assistir uma partida do seu time preferido;
4. Ir lanchar no seu lugar preferido;
5. Ganhar uma hora a mais no uso da internet;
6. Ganhar um presente que espera a muito tempo; (videogame, DVD, outro)