Trabalhando ortografia inversão de letras
Oficina da Linguagem
Model: OL: por menos tela e mais papel
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Trabalhando ortografia inversão de letras
Estoque: 7 Marca: Oficina da LinguagemModelo:OL: por menos tela e mais papelDisponibilidade: Disponível em 7 dias úteis Referência: 305 F
Trabalhando ortografia inversão de letras
É comum no período de Alfabetização a criança trocar a posição do /r/ para depois da vogal, lendo PAR no lugar de PRA, pensando nisso, a Oficina da Linguagem elaborou este divertido material. Veja a explicação a seguir:
-Grupo A- Grupo de 09 pares mínimos com figuras correspondentes: frevo-fervo, fruta-furta, graça-garça, prado-pardo, prato-parto, prefeito-perfeito, tremo-termo, trota-torta, truco-turco.
-Grupo B- Grupo de 03 pares mínimos somente na escrita, mas não na fala, com figuras correspondentes: podre-poder, preto-perto, trenó-terno.
Com os 12 pares de palavras elaborou-se um conjunto de cartões, assim discriminado: 24 cartões contendo em cada um, palavra da lista dos grupos; 24 cartões contendo em cada um a figura correspondente a cada palavra da lista dos grupos.
Sugestão de uso:
- Pedir que a pessoa que escolha um par de cartões de figuras. Apresentar esse par e conversar sobre a semelhança e diferença dos nomes e dos significados. O objetivo é perceber a diferença, dando-se também o apoio articulatório.
- Apresentar a escrita das palavras correspondentes, levando o sujeito a discriminar a semelhança e a diferença nos escritos e relacionar aos significados (figuras).
- Fazer o mesmo, sucessivamente, com todos os pares de figuras. Orienta-se que se utilize aos poucos a quantidade de cartões (até seis pares por vez) para que a atividade não fique cansativa, mas o objetivo é apresentar todos os pares.
- Pode ser necessário utilizar um material de apoio específico, referente aos erres, para o qual sugerimos o Trabalhando com a ortografia: possibilidades dos erres, da Oficina da Linguagem, com ilustrações e variações de cores para os tipos de erres.
- Quando há dificuldade de perceber a localização/ordem da letra na palavra, orienta-se utilizar outro material de apoio visando ao trabalho com a percepção visual e linguagem, envolvendo posição espacial, discriminação de formas, símbolos, letras, números e cores, para o qual sugerimos