Faca ou Vaca? Diversão com Pares Mínimos - B - (f-v/s-z/x-j)
Estoque: 9 Marca: Oficina da LinguagemModelo:OL: por menos tela e mais papel Referência: 117 B
Faca ou Vaca? Diversão com Pares Mínimos - B - (f-v/s-z/x-j)
A Oficina da Linguagem elaborou e organizou este material com o objetivo de estimular a compreensão das diferenças fonéticas, fonológicas e semânticas, bem como a nomeação correta das figuras. Abaixo, descrevemos os jogos do conjunto, vocabulário e sugestão de uso:
Fonemas Surdos e Sonoros: pares mínimos /f/ x /v/ (Rouba-monte)
01 jogo de cartas contendo 36 cartas de figuras. São dois conjuntos de 09 pares (18 cartas) com os pares mínimos /ft/ - /v/em posição inicial e não-inicial do vocábulo. Cada 4 cartas do par possui no canto superior esquerdo uma forma geométrica diferente, na cor vermelha.
Conjunto de cartelas, medindo 6x3cm, com as palavras correspondentes às figuras, escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com as letras correspondentes (F-V) escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com os sinais gráficos correspondentes ao som surdo (linear) e ao som sonoro(ondulado), na cor preta.
Vocabulário dos pares mínimos /f/ - /v/: inferno/inverno, fenda/venda, foto/voto, faca/vaca, feia/veia, falsa/valsa, Fera/Vera, faqueiro/vaqueiro, fila/vila.
Sugestão de uso: No jogo de Rouba-monte, cada jogador recebe 4 cartas e no centro da mesa são dispostas outras 4 cartas com a face voltada para cima. O primeiro jogador compara suas cartas com as da mesa e se alguma formar um par de figuras iguais, ele separa estas cartas (o par) e coloca num montinho ao seu lado, com a face para cima. Só se pode formar um par por vez. Mas se ele tiver um par nas mãos, também deve abaixá-lo. Se nenhuma carta da mão formar par, ele deve descartar uma carta colocando-a ao lado das outras na mesa. Depois disso, o segundo jogador, assim como todos, deve comparar suas cartas com as da mesa e também com a carta de cima dos montes adversários, se alguma “casar” com algum monte ele põe a carta que casou em cima do monte e rouba-o para si. Neste jogo, só pode roubar o monte do adversário através do par formado pelas formas geométricas, e não pelas figuras. Quanto um jogador ficar sem cartas na mão, compra mais 4 cartas. O jogo termina quando se acabarem as cartas para distribuição e ninguém mais tiver cartas igual às da mesa ou do monte de alguém. O vencedor é quem tiver a maior quantidade de cartas no monte ao final do jogo.
Com as palavras, pode-se fazer a correspondência com as figuras; emparelhar os pares a partir de colunas definidas como coluna do fonema surdo (sinal gráfico linear) e do fonema sonoro (sinal gráfico ondulado), podendo também usar as letras representativas F-V.
Fonemas Surdos e Sonoros: pares mínimos /s/ x /z/ (Memória de figuras)
01 jogo de memória contendo 20 cartelas de figuras que formam 10 pares, com os pares mínimos /s/ x /z/ em posição inicial e não-inicial do vocábulo.
Conjunto de cartelas, com as palavras correspondentes às figuras, escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com as letras correspondentes (S-Z) escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com os sinais gráficos correspondentes ao som surdo (linear) e ao som sonoro(ondulado), na cor preta.
Vocabulário dos pares mínimos /s/ x /z/: doce/doze, assa/asa, caça/casa, selo/zelo, preço/preso.
Sugestão de uso: No jogo de Memória de figuras,embaralham-se as cartelas com a face voltada para baixo e propõe-se o tradicional jogo da memória. Será o ganhador aquele que formar maior quantidade de pares.
Com as palavras, pode-se fazer a correspondência com as figuras; emparelhar os pares a partir de colunas definidas como coluna do fonema surdo (sinal gráfico linear) e do fonema sonoro (sinal gráfico ondulado), podendo também usar as letras representativas S-Z.
Fonemas Surdos e Sonoros: pares mínimos /X/ - /J/ (Jogo do Mico)
01 jogo do Mico contendo 21 cartas de figuras que formam 10 pares, com os pares mínimos /X/ - /J/em posição inicial e não-inicial do vocábulo, além da carta do Mico.
Conjunto de cartelas, com as palavras correspondentes às figuras, escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com as letras correspondentes (X-J) escritas em letra maiúscula, 02 cartelas com os sinais gráficos correspondentes ao som surdo (linear) e ao som sonoro(ondulado), na cor preta.
Vocabulário dos pares mínimos /X/e/J/: manchar/manjar, xinga/ginga, xixi/Gigi, lixeira/ligeira, choca/Joca, queixo/queijo, chato/jato, chuchu/Juju, xis/giz, chá/já.
Sugestão de uso: No Jogo do Mico, distribui-se 5 ou 7 para cada jogador e coloca-se as demais cartas com a face voltada para baixo. Cada jogador verifica se tem algum par formado com as cartas que estão nas mãos e os abaixa na mesa. O jogador que inicia o jogo compra uma carta do monte de distribuição, verifica se formou um par com uma das cartas das mãos e o abaixa, depois descarta uma carta com a face voltada para cima. A partir do segundo jogador, pode-se comprar uma carta ou do monte de distribuição ou do monte da mesa. Quando se acabarem as cartas para distribuição, inicia-se a compra de cartas das mãos dos adversários e procede da mesma forma em relação à formação do par. Será o ganhador aquele que formar maior quantidade de pares ou ter abaixado primeiro as cartas das mãos. A carta do Mico não pode ser descartada.
Com as palavras, pode-se fazer a correspondência com as figuras; emparelhar os pares a partir de colunas definidas como coluna do fonema surdo (sinal gráfico linear) e do fonema sonoro (sinal gráfico ondulado), podendo também usar as letras representativas X-J.